Com base em análise e suporte contínuos para seus clientes, a Harvard Business Review compilou 12 lições para guiar empresas no gerenciamento de crise, como se comunicarem e aplicar aprendizados:
Com eventos se desdobrando em uma frequência extremamente alta, é importante atualizar sua inteligência diariamente.
As notícias geralmente se concentram no que há de novo, e não no quadro geral, as vezes não sabendo distinguir entre fatos concretos e especulação. As notícias de ontem provavelmente moldarão como sua organização pensa na crise hoje. Quando exposto a informações que mudam rapidamente, tome cuidado com ciclos de hypes e notícias para não reagir exageradamente a problemas emergentes antes de finalmente ter uma visão mais calibrada. Pense criticamente sobre a fonte das notícias antes de agir sobre elas.
Com um mundo altamente conectado, líderes assumem que há tanta informação externa que não precisam contribuir ou fazer algum esforço adicional. Criar e compartilhar regularmente resumos atualizados de fatos e implicações é inestimável.
A opinião de especialistas é indispensável. Porém, com tantas opiniões diferentes, é importante consultar várias fontes. Precisamos empregar uma abordagem empírica iterativa para entender o que está acontecendo e o que funciona – embora guiado pela opinião de especialistas.
Reformule constantemente seu entendimento do que está acontecendo. Um documento com carimbo de data e hora com “a melhor visão atual” é essencial para aprender e se adaptar em uma situação que muda rapidamente.
Cuidado com a burocracia. Montar uma equipe pequena e confiável e dar margem de manobra suficiente para tomar decisões táticas e rápidas é crítico. Um documento digital pode aumentar a velocidade, evitando a complexidade de emitir e aprovar vários documentos, também reduzindo o risco.
Verifique-se de que suas ações estejam equilibradas nas seguintes dimensões: comunicação, necessidade dos funcionários, deslocamento/ viagem, trabalho remoto, estabilização da cadeia de suprimentos, acompanhamento e previsão de negócios e ser parte da solução mais ampla.
Use os princípios de resiliência no desenvolvimento de políticas: redundância, diversidade, modularidade, adaptabilidade evolutiva, prudência e incorporação.
Se preparar para a próxima fase da crise do COVID-19 e para uma próxima crise agora provavelmente será muito mais eficaz que uma resposta reativa ad hoc.
Preparação intelectual não é suficiente. Os cenários devem, idealmente ser apoiados por jogos de guerra para que simule e aprenda com comportamentos sob estresse.
Reflita sobre o que você aprendeu.
Prepare-se para um mundo mudado. Quando tivermos passado pela fase mais crítica da crise, empresas devem considerar o que essa crise mudou e o que aprenderam para que possam refleti-los em seus planos.
FONTE: “Lead your business through the coronavirus crisis” – Harvard Business Review